Psicoterapia

A psicoterapia é um processo terapêutico que explora as experiências subjetivas de cada pessoa, os seus conflitos e angústias conscientes e inconscientes.

Num ambiente seguro e confidencial, a história de cada pessoa é reinterpretada em conjunto promovendo a transformação psíquica.

É um espaço para a elaboração de traumas; construção de um sentido mais integrado da vida; expansão da autoconsciência; e da capacidade de viver a vida de forma mais satisfatória através de novas formas de relacionamento.

Imagem de um consultório de psicologia
Imagem de um consultório de psicologia

Psicanálise

A psicanálise é um processo semelhante à psicoterapia psicanalítica.

As suas diferenças vincam-se pelo setting terapêutico, como a regularidade das sessões e o uso do divā - o que tem implicações ao nível da profundidade do processo terapêutico e por isso também ao nível das transformações psíquicas.

Não é no entanto um método que seja melhor ou pior que a psicoterapia, são diferentes. A decisão entre fazer psicoterapia psicanalítica ou psicanálise tem mais que ver com as características e circunstâncias de cada pessoa.

Imagem de um consultório de psicologia
Imagem de um consultório de psicologia

Consultoria

A consultoria destina-se a todos os psicólogos, futuros psicólogos e psicoterapeutas que pretendam compreender melhor que caminhos podem tomar dentro do meio para construir carreira em psicologia.

carreira em psicologiaImagem de um consultório de psicologia
carreira em psicologiaImagem de um consultório de psicologia

Como pode ajudar a psicoterapia?

Distúrbios Alimentares

Transtorno Bipolar

Dependências

Distúrbios do comportamento

Problemas familiares/conjugais

Isolamento Social

Disfunções sexuais

Burnout

Pensamentos suicídas

Baixa auto-estima

Depressão

Ansiedade

Ataques de pânico e de ansiedade

Défices de concentraçāo e atenção

Psicoses

Esquizofrenia

Transtorno obsessivo compulsivo (TOC)

Patologia Borderline

Auto-mutilações

Dependência emocional

Estas são algumas das psicopatologias e sintomas frequentemente tratados na psicoterapia. No entanto, não reduzo as experiências humanas a meras categorias. Cada pessoa traz consigo uma história única e complexa. Por isso, no trabalho comigo, convido-o a olhar além dos diagnósticos e sintomas, pois estes sāo expressões de conflitos profundos com significados a explorar. O foco da terapia não se reduz exclusivamente à eliminação de sintomas, mas também na compreensão do que eles representam para si.

Assim, sublinho o efeito comunicativo desta secção, já que a verdadeira transformação dá-se quando nos olhamos como o olhar humano que nos insere no mundo simbólico.

Vivemos num mundo onde somos constantemente desafiados, pelos relacionamentos, pelo trabalho, por pressões sociais e internas. O ritmo do quotidiano parece cada vez mais acelerado e, muitas vezes, tentamos lidar com as exigências da vida sozinhos, até que, um dia, sentimos o peso desse ritmo romper com as costuras do nosso corpo e da nossa mente.

De desamparo em desamparo, cristalizam-se formas de sofrimento, em que a psicoterapia, e muitas vezes, só a psicoterapia pode ajudar, tais como: